quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Diferenças

Vivemos em um país com enormes diferenças. Sociais, econômicas, culturais. Mas a pior de todas é a diferença de oportunidades. Ao voltar para casa hoje da faculdade, no ônibus, ouvi a conversa de duas mulheres, na qual uma contava para outra que foi despedida de seu emprego, onde ganhava 380 reais, um salário mínimo, e pedia um emprego para a outra que trabalhava em telemarketing. Esta perguntou se ela sabia algo de informática, e ela disse prontamente que não sabia nada.

Eu fiz um paralelo com minha vida. Acabei de sair de um estágio onde ganhava 3 vezes mais do que esta mulher, e ela tem uma filha de 10 anos para sustentar! Quanta diferença faz ter oportunidades e abraçá-las!

Infelizmente, o governo de nosso país não cumpre com seu papel que é proporcionar estes serviços às pessoas que nasceram sem estas oportunidades. Excessões acontecem, e são muito bem vindas, de pessoas que buscam e correm atrás, se esforçam e mudam um destino que já parecia traçado ao nascer. A estas pessoas, meus parabéns. Não teria a mesma garra e força de vontade, se tudo parecesse estar contra mim.

Não sei como me sentir, não posso me sentir culpado, devo sentir pena, compaixão, indiferença? A solução está ao meu alcance, posso fazer alguma diferença? Como? Votando? Já não sei até que ponto votar resolve algo, parece farinha do mesmo saco, e quando não é, nao tem o apoio dos grande partidos e nao ganha.

Acredito, pessoalmente, que todos que nasceram com "oportunidades"maiores, devem entender a responsabilidade que têm, e se tornarem cidadãos éticos, responsáveis, e de bom caráter. Assim, aos poucos poderemos mudar este país, e dar à todos as oportunidades que merecem.

2 comentários:

Paula Ramires disse...

putz.
é verdade.



" a quem muito é dado muito é exigido"

Anônimo disse...

Primeiramente cade seus posts novos Mocinhu?!hj ja eh dia 12!!!!ja passo niver e td...chega de mordomia e maos a obra!!!rs
Mto bom este seu comentario em relaçao as diferenças no seu Pais, realmente eh um fator q tem crescido cada vez mais...
Poremtb naum sei se podemos fazer algo p/ mudar issu...acredito q sim!!!porem de acordo q akele ditado: " A uniao faz a força!!! "